• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Notícias

Simpósio debate rede de proteção às vítimas de violência em Lorena

07/10/2023

Na manhã de sexta-feira, 6 de outubro, a Prefeitura de Lorena promoveu o 1º Simpósio sobre o Combate às Violências e Estruturação do Fluxo de Assistência em Lorena. A proposta foi apresentar a Lei Municipal 4.115/2023 que, de forma pioneira na região, estabeleceu a Rede de Proteção Municipal e criou o Fluxo de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual em Lorena, tornando essa rede acessível a todos e estabelecendo o papel de cada instituição e setor envolvido.

O evento foi voltado aos profissionais que atuam nas diversas frentes que atendem crianças, adolescentes e gestores municipais no município.

O prefeito Sylvio Ballerini prestigiou a abertura do evento. O vice-prefeito Humberto Ballerini discursou, precedido pelo secretário de Saúde, Adailton José, e pela secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Francine Dias Capella.

Após a fala das autoridades, a delegada da DDM de Lorena, dra. Adriani Gonçalves, abordou a importância da lei e do trabalho conjunto de todos.

Na sequência, a advogada e Mestre em Direito, dra. Fábia Maruco, falou sobre a “Violência Doméstica: Medidas de Prevenção, Identificação e Combate”.

Em seguida, a enfermeira e interlocutora do Programa de Assistência às Vítimas de Violência do Estado, Fátima Aparecida de Siqueira, abordou o tema “Importância da Notificação como Fio Condutor da Rede”.

Finalizando as atividades, o tema “Fluxo de Violência Municipal e o Trabalho realizado pela Rede de Apoio às Vítimas de Violência”, foi abordado pelos profissionais da Rede de Proteção: a psicóloga Marina Marcondes e o enfermeiro Pedro Ibarra, da Vigilância Epidemiológica; o conselheiro tutelar Patrick Dantas; a assistente social do CREAS, Gabriela Souza; e a enfermeira Dayane Nogueira, da Santa Casa de Lorena.

“Essa Lei é uma grande conquista para Lorena. Por meio dela, será possível ampliar e melhorar o atendimento às vítimas de violência que já é prestado no município”, afirmou o prefeito Sylvio Ballerini.

MAIS LIDAS