• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Inaugurado novo Ambulatório de Especialidades Médicas SUS na Santa Casa

16/03/2024

Além da nova Clínica Cirúrgica SUS, nesta quinta-feira, 14 de março, a Santa Casa de Lorena também inaugurou um novo Ambulatório de Especialidades Médicas SUS, a fim de melhorar a experiência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir um acesso mais ágil e eficiente aos serviços médicos especializados. Essa nova área é de grande importância para os serviços de saúde da cidade, sendo a principal referência contratada pelo município como Ambulatório Médico em diferentes especialidades de média e alta complexidade: Cardiologia, Vascular, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Oftalmologia, Ortopedia, Urologia, Psiquiatria, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Gastroenterologia, Pneumologia, Hematologia, Angiologia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Reumatologia, Nefrologia, Cirurgia Pediátrica, entre outras que se mostrarem necessárias.

Segundo a Santa Casa, as ofertas dessas especialidades ocorrerão de acordo com a demanda existente. O mesmo conceito de humanização já instituído nas portas de urgência e emergência do hospital, bem como nas retaguardas de unidades de internação, foi implantado também no Ambulatório de Especialidades Médicas SUS, setor que passou a ter capacidade operacional para atender cerca de 5 mil consultas/mês.

A título de comparação, no ano de 2023, foram ofertadas 20 mil consultas de especialidades diversas, por meio de um convênio com o governo municipal, além de 4 mil exames de raio-x e mais de 3 mil exames de mamografia. Agora, com a ampliação do novo ambulatório, o hospital tem capacidade operacional para atender em média 60 mil consultas/ano, a partir da regulação do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.

É importante ressaltar que o Ambulatório de Especialidades Médicas SUS, da Santa Casa de Lorena, também é porta de entrada de Gestação de Alto Risco (GAR), sendo referência para gestantes de alto risco de 13 municípios (Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena, Piquete, Potim, Queluz, Roseira, São José do Barreiro e Silveiras), por meio de um importante convênio com a Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, que preconiza uma verba de R$ 2.760.000,00 anual.

Com 13 consultórios modernos e climatizados, a nova área conta com tecnologia de ponta, além de ser estruturada com sistemas amplamente adotados no setor da saúde, desde a entrada do paciente até sua completa jornada de experiência no hospital, seja ela em consultas ambulatoriais e/ou na realização de exames e procedimentos.

“E mais uma vez, cabe ressaltar a importante colaboração do poder público municipal, que nos oferece apoio e acesso a recursos municipais, alinhamento de objetivos e sustentabilidade a longo prazo. Reflexo disso é o presente momento de melhorias significativas nos serviços de saúde ofertados à população local e regional, com a entrega da nova Clínica Cirúrgica SUS e do novo Ambulatório de Especialidades Médicas SUS”, disse Dario Costa, superintendente da Santa Casa de Lorena.

A cerimônia oficial de inauguração contou com a presença do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth; do prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini; do presidente da Câmara de Lorena, Fábio Longuinho; da diretora Regional de Saúde DRS XVII, Ana Beatriz Hernandez; do provedor da Santa Casa de Lorena, Mario Teixeira; do vice-provedor, Gustavo Matos; do superintendente, Dario Costa; do diretor Clínico, dr. Antônio Fernando; do diretor Técnico, dr. José Reinaldo; vereadores de Lorena, autoridades, imprensa e profissionais de saúde.

Dario Costa demonstra otimismo com a implementação da Tabela Paulista, pois acredita que a instituição hospitalar receberá mais recursos para ampliar o impacto na comunidade. “Apesar de enfrentarmos desafios financeiros, a Santa Casa continua buscando apoio, por meio de emendas parlamentares impositivas, financiamento estadual e municipal, parceria com a iniciativa privada e agora, especialmente, com a Tabela SUS Paulista, que complementará nossos recursos de acordo com nossa produção hospitalar”, relata o superintendente da Santa Casa de Lorena.

 

MAIS LIDAS