Nesta segunda-feira, 15 de dezembro, a Prefeitura de Lorena, o Unifatea e a Fundação Olga de Sá apresentaram o Projeto de Restauro do Solar Conde de Moreira Lima, durante cerimônia realizada no próprio local (Casa da Cultura). Segundo a administração municipal, o encontro representou um avanço significativo para a preservação deste importante patrimônio histórico e cultural da cidade, com a presença de diversas autoridades municipais, representantes das instituições e profissionais envolvidos no projeto.
O restauro tem o objetivo de resgatar as características originais e sanar a deterioração existente no prédio, em consonância com o projeto desenvolvido pela Arquitetura Plena e aprovado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
Durante a apresentação, a Prefeitura de Lorena reforçou seu compromisso com a valorização e a proteção do patrimônio histórico, assegurando que este símbolo da memória e da identidade lorenense seja preservado para as futuras gerações, em parceria com o Unifatea, a Fundação Olga de Sá e os profissionais envolvidos.
Sobre o Solar:
Construído por volta de 1831, o Solar Conde de Moreira Lima – Casa da Cultura – é uma das mais belas construções do Vale do Paraíba. Com um estilo que transita do neocolonial ao neoclássico, abriga um rico acervo que remonta parte da história de Lorena.
Foi residência pessoal do Conde Moreira Lima e já hospedou figuras ilustres, como o Imperador Dom Pedro 2º, a Princesa Isabel, a Imperatriz Teresa Cristina e o Conde d’Eu. Em 1975, foi tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).









