Segundo a Prefeitura, até a última sexta-feira (15/4), o CEA (Centro de Esterilização Animal) ‘Diamantina Nunes Monteiro’ já havia realizado 306 castrações gratuitas em cães e gatos da cidade. Inaugurado no final de dezembro, o principal objetivo é a castração de animais para a diminuição do número de cães e gatos de rua existentes no município. A média diária de atendimento é de cinco animais para a realização da cirurgia de esterilização.
O Centro de Esterilização tem sede que conta com recepção, sala de preparo, recuperação, utilidades, de esterilização e centro cirúrgico, equipados conforme as recomendações do Conselho Regional de Medicina Veterinária e normas do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária. Fica na Vila Cida e conta com aparelhos modernos e mesas cirúrgicas equipadas para o procedimento.
O local é exclusivo para a castração de animais e a cirurgia é gratuita. O agendamento pode ser feito de forma presencial, pelo dono do animal de segunda à sexta, das 8h às 12h, na Secretaria de Saúde. No momento do agendamento, é necessária a apresentação dos documentos do dono do animal e comprovante de residência.
A cirurgia não é cobrada. O proprietário paga somente o microchip que será inserido no animal no momento da cirurgia. Entidades de proteção animal e população de risco e vulnerabilidade social estão isentas da cobrança, de acordo com a administração municipal.











