Lorena foi castigada, logo nos primeiros dias do ano, pelo volume de chuva acima da média, que causou enchentes e estragos por toda a cidade. Estragos também na BR-459 (Rodovia Lorena-Itajubá), que ficou interditada entre o trevo de acesso a Canas e o trevo de acesso a Piquete. Danos estruturais foram constatados no asfalto, na cabeceira da ponte sobre o rio Paraíba (ao lado da EEL-USP) e também do viaduto da RFFSA (sobre a linha férrea).
A boa notícia é que DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) informou nesta quarta-feira, 20 de abril, que após as 14h, o tráfego da BR-459/SP estaria liberado no trecho entre o trevo de acesso a Piquete (km 16,5) e o trevo de acesso a Lorena (km 31).
A rodovia ficou interditada durante três meses para obras emergenciais de recuperação de aterros e reconstrução de drenagem e pavimentação, concluídas ontem.
Segundo o DNIT-SP, foram realizados serviços para recuperação e estabilização dos corpos dos aterros, execução de nova drenagem superficial, recuperação da pavimentação junto aos acessos da ponte e do viaduto, além da remoção da vegetação aquática trazida pelas enchentes e concentrada em grande quantidade junto aos pilares da ponte sobre o rio Paraíba, cuja presença prejudica sensivelmente o fluxo das águas do rio, com consequente elevação do seu nível e diminuição de vazão durante as chuvas mais intensas.
Os serviços complementares, tais como revestimentos vegetais de taludes e complementação de drenagem prevista fora das pistas de rolamento, prosseguem normalmente.
A previsão era que a liberação do tráfego só ocorresse em maio. Com a antecipação, ruas já castigadas de bairros como Cabelinha e Nova Lorena devem ter o tráfego diminuído.
Matérias relacionadas:
– Cratera na estrada da Ponte Nova reabre e ponte da rua das Palmeiras está interditada: https://olorenense.com.br/2016/03/03/cratera-na-estrada-da-ponte-nova-reabre-e-ponte-da-rua-das-palmeiras-esta-interditada/
– Tráfego de veículos pesados compromete estrutura de ruas na Nova Lorena e Cabelinha: https://olorenense.com.br/2016/02/26/trafego-de-veiculos-pesados-compromete-estrutura-de-ruas-na-nova-lorena-e-cabelinha/
– Não há previsão de liberação da rodovia Lorena – Itajubá:
https://olorenense.com.br/2016/01/20/nao-ha-previsao-de-liberacao-da-rodovia-lorena-itajuba/








