Lorenense apaixonada por sua cidade e pelos esportes desde a infância. Dona de um currículo acadêmico e esportivo que a colocam como uma grande aposta para alavancar o esporte do município, Vera Maria Coelho Rodrigues da Silva acaba de ser nomeada secretária interina de Esportes, Juventude e Lazer de Lorena.
Nascida em 14 de abril de 1986, Vera – hoje com 30 anos – é a secretária mais jovem do governo Fábio Marcondes; provavelmente a secretária de Esportes mais nova que a cidade já teve.
Com uma vida toda dedicada ao esporte, a mesatenista campeã nacional e sul-americana tem consciência do poder do esporte na transformação das vidas de milhares de crianças e jovens; e da importância de incentivar a prática esportiva a todas as idades. Para Vera, começa hoje um grande desafio, que ela promete enfrentar com competência e dedicação. “É uma honra para mim esse voto de confiança do prefeito Fábio Marcondes. Como já trabalho na Sejel, estou acostumada à rotina de funcionamento da Secretaria. Agora como secretária, a proposta é dar continuidade aos projetos já existentes e implantar novos. O objetivo é sempre fazer a diferença na vida das pessoas, levando até elas a oportunidade de mais esporte, lazer, alegria”, explica. “As pessoas precisam ter a noção que praticar atividade física não faz bem apenas para o corpo. Temos nas mãos uma ferramenta capaz de integrar esporte, educação e saúde. Uma ferramenta capaz de auxiliar na educação e tirar crianças e jovens da ociosidade, levar mais vida para as pessoas da melhor idade e por aí vai”.
A nova secretária afirma que vai trabalhar para chegar com mais efetividade aos bairros, escolas e postos de saúde da cidade, captando talentos esportivos em potencial e promovendo mais qualidade de vida à população. “Indo para os bairros, deixamos de concentrar as atividades apenas no C.S.U. (Centro Social Urbano) e oferecemos mais facilidade para as pessoas que têm mais dificuldades de locomoção”.
Finalizando, Vera registra que também vai direcionar o trabalho da Sejel para maior reconhecimento dos atletas que representam a cidade, bem como para valorizar os profissionais de Educação Física. “Nossos professores são o coração da Sejel e quero que eles tenham certeza disso. Conto com todos para fazermos a diferença na vida dos lorenenses”.
Sobre a secretária
Vera é filha de Tomaz Rodrigues da Silva e Valéria Nunes Coelho Rodrigues da Silva. É formada em Administração pelo Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), onde foi bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica. Atualmente, cursa Pós-Graduação em Administração e Marketing Esportivo pela Faculdade Estácio de Sá.
Residiu em Vancouver, Canadá, por três meses, para a realização de intercâmbio de estudo. Cursando Administração, foi estagiária, durante dois anos, da Secretaria de Esportes e Lazer de Lorena. Em 2013, retornou à Prefeitura, para a pasta de Esporte, Juventude e Lazer, trabalhando por quatro meses como assessora de Gabinete do secretário e estando, até a presente data, como subsecretária de Projetos e Ações Esportivas.
No esporte, apresenta um currículo respeitável. Iniciou sua carreira de mesatenista em 1998, aos 12 anos, na Academia Top Spin de Lorena. Logo no início de sua carreira, em 1999, aos 13 anos, foi campeã da Seletiva para composição da Seleção Brasileira Infantil Feminina para o Campeonato Sul-americano, realizado em Lima, no Peru, no qual sagrou-se campeã Sul-americana por Equipes.
Em 2000, aos 14 anos, foi campeã da Seletiva para composição da Seleção Brasileira Infantil Feminina para o Aberto de Jovens de Portugal. Neste mesmo ano, sagrou-se campeã do Campeonato Brasileiro de Seleções, junto à Seleção Paulista Infantil Feminina, em São Leopoldo-RS.
Em 2002, aos 16 anos, foi integrante da Seleção de São Paulo nos Jogos da Juventude, realizados em Goiânia-GO, e conquistou o título de campeã das três categorias que disputou na competição: duplas, equipe e individual.
Em 2004, aos 18 anos, classificou-se para o Circuito Mundial (ITTF Pro Tour), etapa do Brasil, na qual conquistou o 5º lugar, sendo a brasileira mais bem colocada nesta etapa do Circuito. Neste mesmo ano, conquistou o 3º lugar, duplas e individual, no Ibero-americano, também realizado no Brasil.
Em 2005 e 2006, aos 19 e 20 anos, afastada das mesas por uma lesão no joelho, optou por não “desligar-se” do amado esporte, realizando um trabalho voluntário de Tênis de Mesa junto ao Programa Escola da Família, nas escolas estaduais lorenenses.
Em 2013 e em 2014, aos 27 e 28 anos, foi considerada a melhor atleta do Ranking Nacional, respectivamente, no Absoluto C e Absoluto B Feminino do Tênis de Mesa Brasil.
Campeã valeparaibana, campeã paulista, campeã dos Jogos Abertos da Juventude, campeã dos Jogos Regionais, campeã dos Jogos Abertos do Interior, campeã brasileira e sul-americana.
Defendeu grandes clubes do cenário esportivo nacional, tais como: Clube Rio Branco Americana; CTMJ (Clube de Tênis de Mesa de Jacareí; Ecus (Esporte Clube União Suzano), integrando a equipe de Hugo Hoyama; Liga Desportiva Regional Americanense; e atualmente, é atleta da Associação Desportiva MatosTT, de Lorena, que hoje tem seu projeto em desenvolvimento em um Centro de Treinamento Nacional, reconhecido pela CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), no Colégio Delta.








