• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

5º BIL propõe união das forças de segurança pública em Lorena

04/09/2015

A união de forças para que a cidade esteja melhor estruturada em casos de anormalidades, como os desastres naturais. É o que está acontecendo em Lorena, uma ação que tem à frente o 5° Batalhão de Infantaria Leve.
Presente em Lorena há mais de cem anos, o Exército Brasileiro tem papel importante na cidade e região. A tropa de Lorena é especializada, pronta para agir em situações que coloquem em risco a ordem pública, com capacidade de rapidez de mobilização e deslocamento.
No dia 27 de agosto último, o comandante do 5º BIL, TenCel Ivon Barreto Leon, convidou diversas autoridades que agem na proteção das comunidades onde atuam. O objetivo do encontro, segundo o secretário de Segurança municipal, Cap Elton Ribeiro, foi o de compor uma equipe coesa de ação, para juntos trabalharem na solução de problemas que atingem a sociedade. “É como o caso de grandes catástrofes, quando os danos atingem um maior número de pessoas e causam grandes prejuízos pessoais e materiais”, explica Cap Elton.
A reunião aconteceu no Quartel de Lorena e contou com a presença de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, Bombeiros Militares, Conseg (Conselho Municipal de Segurança) e Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil.

Para o secretário Cap Elton, a iniciativa é mais que bem vinda. “Essa atitude do Exército vem de encontro aos trabalhos que a Defesa Civil do município tem desenvolvido para melhorar os serviços de prevenção e minimização dos desastres que, por ventura, possam atingir a cidade. É como o próprio slogan: ‘Defesa Civil Somos Nós Todos!’. A união de esforços em torno do ideal de servir e proteger a sociedade dá mais resultados positivos do que cada organização fazendo sua obrigação isoladamente”, disse.
O secretário explicou, ainda, que entre esse grupo de trabalho não haverá vínculo de subordinação. “Será apenas uma organização de comando centralizado e a execução de tarefas por parte de cada instituição. Melhor estrutura, melhores resultados”, finalizou.

MAIS LIDAS