• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Filatelia

Obra de Oscar Niemeyer em selos

16/12/2014

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou, neste dia 15 de dezembro, em Brasília, São Paulo, Curitiba e Niterói, com pré-lançamento dia 12 de dezembro, em Belo Horizonte, o bloco comemorativo que representa uma síntese da obra de Oscar Niemeyer. 
Composto por dois selos, um deles apresenta Niemeyer segurando uma caneta hidrocor preta. No outro selo, o nome Oscar Niemeyer é apresentado em mini letras compondo uma “trama”, cuja cor dourada enobrece o talento do homenageado. Acima dessa “trama”, de fora a fora, é apresentado o detalhe de outro desenho de sua autoria: um olho, em ciano, que se repete formando outra “trama”. As “tramas”, sobrepostas, formam o plano de fundo sobre o qual se encontra o Palácio do Planalto. 
Na parte central do bloco, vê-se o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) e a Catedral de Brasília, ladeados por traços representativos de outros projetos famosos, como o da Pampulha, o do Museu de Curitiba, o Palácio da Alvorada e o Congresso Nacional. Na parte superior direita do bloco, vê-se a logomarca da Fundação Oscar Niemeyer. As técnicas utilizadas foram pintura manual e digital, e computação gráfica.

COLUNISTAS / José Antonio

José Antonio Bittencourt Ferraz é professor da Rede Estadual aposentado, filatelista, numismata, jornalista filatélico e presidente do Clube Filatélico e Numismático de Lorena.


ferjos@uol.com.br

MAIS LIDAS