• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

A timidez

08/01/2015

A timidez pode ser definida como um padrão de comportamento em que a pessoa não interage ativamente ou não se exprime de forma adequada.
Ao longo da vida, ela pode vir a interferir em vários aspectos, impossibilitando e até prejudicando o desempenho pessoal, profissional, social, familiar e amoroso.
A timidez costuma se intensificar na adolescência e é identificada pela inibição e desconforto que a pessoa apresenta em seus comportamentos, que podem ser: o retraimento, a gagueira, a ansiedade, a quietude, o rubor, o medo de falar em público, expor opiniões e outros.
Para essas pessoas, é muito difícil enfrentar situações novas ou desconhecidas. Elas procuram se prender a rotinas rígidas, onde podem ter o controle da situação.
As pessoas tímidas fogem de situações imprevisíveis, com o objetivo de se sentirem seguras e protegidas. E, no entanto, essa segurança tão procurada acaba limitando todas as oportunidades de crescimento que o tímido possa ter, contribuindo para o agravamento do problema.
Os tímidos costumam se preocupar com a opinião que as pessoas tenham de seus comportamentos e atitudes.
Todos os seres humanos têm um grau de timidez moderado, que funciona como regulador social ou como defesa, ajudando a pessoa a avaliar situações novas e a buscar respostas adequadas para o problema.
Existem pessoas que passam por fases de timidez e as superam, enquanto outras se retraem de forma excessiva, que pode se tornar patológica, chegando a uma fobia social.
A fobia social é caracterizada pelo medo excessivo do indivíduo se expor socialmente, evitando qualquer situação em que possa ser avaliado ou observado por outras pessoas. Assim, quando submetido a essas situações, suas reações físicas são muito intensas, levando algumas vezes a internações.
Muitas vezes é necessário o tratamento medicamentoso e psicoterápico.
O tratamento adequado oferecerá subsídios para que os que sofrem com o transtorno tenham condições de enfrentar as situações sociais de maneira positiva.

COLUNISTAS / Meg Lorenzo Castilho

Margarida Maria de Lorenzo Castilho Nunes é psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade, professora de pós-graduação de Psicopedagogia, brinquedista (criadora da Brinquedoteca do Clube Comercial de Lorena), especializando-se em Neuropsicologia.  Em sua clínica, realiza atendimento psicológico e psicopedagógico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.


meglcnunes@yahoo.com.br

MAIS LIDAS