• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Eduque seu filho dizendo “não”

22/04/2015

A tolerância à frustração se aprende dentro da família. É lógico que os pais querem evitar os sofrimentos e dificuldades dos filhos, mas a realidade se imporá, e muitas vezes trazendo enorme sofrimento para aquele que nunca aprendeu o que significa um “não”.
Uma educação superprotetora e permissiva leva a criança a não aceitar o que não é do seu agrado, trazendo problemas na vida social, afetiva, amorosa, profissional, comprometendo vários aspectos do seu futuro.
A frustração é uma resposta emocional que acontece quando não vemos nossas expectativas se realizarem conforme aquilo que esperávamos. Por outro lado, a tolerância é a capacidade de aceitar e enfrentar as adversidades, mesmo não sendo o que sonhamos para aquele momento.
Uma criança tem que aprender a conviver com a frustração. Ver que nem sempre as coisas são do jeito que ela quer e na hora esperada. A criança, no início da vida, ainda não tem noção de normas, nem do domínio das suas emoções. Porém, a educação que ela recebe em casa vai permitir que ela aos poucos vá adquirindo a maturidade necessária para reconhecer os próprios limites e os dos outros.
Com a entrada da criança na escola, surgirão diversas situações desagradáveis, como enfrentar um colega mais forte, notas baixas, exigências de alguns professores, etc. São as primeiras frustrações, e se não forem bem conduzidas, na adolescência se tornarão piores.
Muitas vezes, vemos adultos que não conseguem lidar com essas dificuldades, mostrando intolerância na vida profissional, amorosa e em outras situações.
É preciso aprender a enfrentar as frustrações, porque a vida está cheia de dificuldades e perdas. Se a criança cresce sem o devido freio, quando for adolescente e adulto, terá grandes sofrimentos pela frente.
É uma tarefa que os pais devem começar desde cedo a realizar e a observar como a criança reage diante de uma negação.
Na medida em que os filhos crescem, aumentam as dificuldades diante da vida. E o modo como eles reagirão frente a isso dependerá da educação que receberam. 
É necessário levar em consideração que tolerar a frustração é uma capacidade que se desenvolve aos poucos e com muita paciência. Mas é um ato necessário e que nunca será em vão, pois na adolescência e na vida adulta será bem mais difícil resolver o problema.
Uma educação deve acontecer dentro de uma relação positiva e próxima, mesmo com autoridade e firmeza.

COLUNISTAS / Meg Lorenzo Castilho

Margarida Maria de Lorenzo Castilho Nunes é psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade, professora de pós-graduação de Psicopedagogia, brinquedista (criadora da Brinquedoteca do Clube Comercial de Lorena), especializando-se em Neuropsicologia.  Em sua clínica, realiza atendimento psicológico e psicopedagógico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.


meglcnunes@yahoo.com.br

MAIS LIDAS