• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Saúde

Intensificadas as ações de combate à dengue, zika vírus e chikungunya

17/10/2019

Neste mês de outubro, as ações de combate à dengue, zika vírus e chikungunya foram intensificadas em Lorena. Inclusive, a Vigilância Sanitária está realizando nova ADL (Avaliação de Densidade Larvária), que informa o registro de infestação e locais de reprodução do mosquito Aedes Aegypti na cidade.

Até o final de outubro, agentes de Saúde realizam vistorias em residências previamente selecionadas, por meio de sorteio no sistema de cadastro de imóveis da Prefeitura. Durante a visita, além de oferecer orientação, quando há necessidade, os agentes aplicam larvicida nos criadouros. Os funcionários que realizam as vistorias estão uniformizados e identificados.

Em outubro de 2018, Lorena registrou um índice de infestação da dengue com média 3,9, ou seja, a cada 100 casas vistoriadas, aproximadamente 4 registraram criadouros com larvas do Aedes aegypti. O índice é muito maior do que o preconizado pelo Ministério da Saúde como satisfatório, cuja recomendação é menor que 1. Por isso, ações casa a casa executadas pelos agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde são fundamentais para prevenção, além do trabalho em parceria com demais secretarias, como Educação e Serviços Urbanos.

A Secretaria de Saúde pede aos moradores que façam vistorias em ralos, pratos e vasos de plantas, bebedouros, pneus e outros pontos que possam acumular água parada. É importante ressaltar que 90% dos criadouros da dengue estão nas residências e, com as chuvas e temperaturas elevadas neste período do ano, é maior a probabilidade de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

MAIS LIDAS