Dez alunos da rede pública, membros de uma oficina de garagem, do bairro Parque das Rodovias, representaram Lorena na First Tech Challenge (FTC), competição internacional de robótica realizada em Jundiaí, nesta terça e quarta-feira, 16 e 17 de dezembro.
A First é considerada a principal comunidade de robótica juvenil do mundo, promovendo torneios que estimulam a inovação, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a preparação de jovens para desafios acadêmicos e profissionais.
Representando a cidade, a equipe Highway Park Robotics participou da Seletiva São Paulo, que classificaria quatro times para o Campeonato Brasileiro. Embora a vaga não tenha sido conquistada, o resultado foi expressivo: 8º lugar geral entre dezenas de equipes, além da conquista do Troféu de Melhor Design, reconhecimento concedido aos projetos que se destacam pela engenharia, criatividade e eficiência técnica.
A professora dra. Kátia Cristiane Gandolpho Candioto, que acompanhou os alunos, sendo a técnica da equipe, durante o desenvolvimento e a competição, celebra o desempenho do time.
Adicionalmente, os alunos Camila Moura e Lucas Nascimento, da engenharia física da EEL-USP, foram mentores por meio de um projeto extensionista, sob coordenação da própria professora.
“Nossa equipe está de parabéns. Voltamos para casa muito orgulhosos pelo troféu de Melhor Design”, destaca a professora Kátia.
Ela também agradece o apoio recebido:
“Agradecemos à Prefeitura de Lorena pelo incentivo, pela cessão dos transportes e sede onde desenvolvem as oficinas. À empresa AMC Química, Rockwell, Speedy Copy e Schioppa, pelo apoio financeiro. Os profissionais Amauri Souza Jr, José Renato , Vicente Gomes e Vivian Darakdjian, que atuaram como técnicos e mentores, também merecem reconhecimento desta conquista”.
A participação da equipe Highway Park Robotics reforça o potencial dos estudantes lorenenses nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, levando o nome da cidade a um dos maiores eventos de robótica educacional do Brasil.









