• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Gastronomia

Confeitaria exige atenção nos detalhes e carinho nas finalizações

26/02/2016

Tipo de gastronomia baseado no preparo e decoração de pratos doces, a confeitaria tem feito a cabeça de muitos brasileiros

Os pratos doces sempre foram uma paixão para os brasileiros. Sobremesas das mais simples às mais requintadas e modernas sempre chamam a atenção. Mas o que poucos sabem é que este tipo de gastronomia talvez seja a que mais precise de atenção nos detalhes e muito carinho nas finalizações.

Não há bem um marco histórico ou datas precisas sobre o surgimento da confeitaria. Entretanto, é sabido que sua história muito se deve aos franceses, que ao longo do tempo modernizaram e aperfeiçoaram muitas receitas.

Aqui no Brasil, ela surge quase que em conjunto com o descobrimento do país, com os engenhos de cana. “Os primeiros doces feitos no Brasil eram ricos em gemas, açúcar e frutas, que também se transformavam em compotas”, conta Breno Koci Guelssi, professor de gastronomia do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.

A base da confeitaria são os pratos doces, podendo ser feitos com diferentes tipos de massa, cremes e frutas, entre outros ingredientes. “A confeitaria brasileira tende a usar mais açúcar do que os outros países, mas em geral as técnicas são adaptadas de técnicas européias”, complementa Breno. Mas não é só a preparação que conta. Na confeitaria, a decoração e apresentação dos pratos têm muito peso.

Faça em casa

Confira duas receitas de dar água na boca e que podem ser feitas em casa:

Sem título-3 cópia

Tiramissú

Ingredientes

5 gemas peneiradas
100g açúcar de confeiteiro
400g queijo mascarpone
100ml de café forte
25ml licor de chocolate
½ pacote de bolacha champanhe
Raspas de chocolate

Modo de preparo

Bata as gemas e o açúcar até que a mistura dobre de volume. Incorpore o mascarpone e reserve. Em outra tigela, misture o café com o licor e molhe apenas um dos lados dos biscoitos champanhe no líquido. Disponha os biscoitos em uma taça. Espalhe o creme de mascarpone e repita a operação. Finalize com raspas de chocolate ou cacau em pó.

Panna Cotta de Iogurte com Coulis de Amora

Sem título-4 cópia

Ingredientes

150ml iogurte natural
400ml de leite integral
80g açúcar refinado
3 unidades de gelatina incolor em folhas
Fava de baunilha
150g de amora
30g açúcar de confeiteiro
20ml água

Modo de Preparo

Ferva o leite com o açúcar e a fava de baunilha.
Hidrate a gelatina em folha, escorra e acrescente ao leite.
Adicione o iogurte, retire a fava, disponha em taças e leve para gelar por 5 horas.
Para o coulis, misture a amora, a água e o açúcar de confeiteiro e leve ao fogo, mexendo sempre, até que forma uma calda espessa.

Técnico em Confeitaria

O Centro Universitário Senac – Campos do Jordão está com inscrições abertas para o curso Técnico em Confeitaria, novo no portfólio da instituição. O curso tem como objetivo formar profissionais para atuarem nas diferentes etapas da confeitaria e aprimorar as técnicas, visando o melhor aproveitamento dos recursos das empresas, assim como manter o padrão e a qualidade dos estabelecimentos. Nos dias de hoje, um salário médio de um profissional técnico em confeitaria gira em torno de R$ 1.200.

O Técnico em Confeitaria tem início previsto para o dia 4 de abril de 2016 e término em 4 de outubro de 2017. As aulas acontecem de segunda à quinta-feira, das 19 às 22 horas.

Para mais informações sobre a turma e inscrições, entre em contato com o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, pelo telefone (12) 3668 3001, pelo e-mail universitariocampos@sp.senac.br, pessoalmente na unidade ou pelo Portal www.sp.senac.br/universitariocampos.

MAIS LIDAS