• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / O saber acontece

O preço da educação e seu valor

28/11/2014

Educação é um assunto presente em tempos em que se questionam os salários da maior universidade do país e com reportagens especiais sobre os investimentos em tecnologias de ensino-aprendizagem. Na verdade, está havendo a constatação de que educação é um bom investimento, tanto para quem dela se beneficia para alçar outros voos, como quem é dela empresário, ganhando um bom dinheiro com cursos de todos os níveis.
Sempre tive minhas dúvidas e tracei fortes críticas aos caça-níqueis travestidos de instituições de ensino, mas fato é que sua lucratividade é reconhecida, atrai investidores e os alunos que ali se formam até conseguem uma posição social melhor, após terem praticamente comprado seus diplomas.
As escolas públicas da educação básica não conseguem manter um bom nível educacional para o grande público, com queda de qualidade nos últimos 50 anos. No nível superior, a equação se inverte, a qualidade é alta, mas a pressão por ampliar vagas é constante e ainda não se encontrou uma fórmula que combinasse quantidade e qualidade. Além disso, há distorções no corpo docente que dificilmente são avaliadas de forma objetiva. A publicação dos salários de quase todos os professores da USP é um exemplo. Ressaltam-se aqueles poucos que chegam a ganhar o dobro do que a lei permite, mas desprezam-se os milhares que ganham muito menos que funcionários do Judiciário, por exemplo, mesmo tendo anos de trabalho continuado na pesquisa científica e formação de recursos humanos.
Parte da culpa é dos próprios docentes que se negam ou não se dispõem a fazer uma discussão ampla sobre a questão. Ficar encastelado em sua posição, vivendo em um mundo em constante mudança pode ser suicídio – profissional ou intelectual.

COLUNISTAS / Adilson Gonçalves

Pesquisador científico, formado em Química pela Unicamp. Foi professor na EEL-USP, em Lorena, por 20 anos, e atua na pesquisa de biocombustíveis e conversão de biomassa vegetal. Presidiu o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Lorena por dois mandatos e é membro fundador da Academia de Letras de Lorena, tendo sido seu presidente por quatro anos.


priadi@uol.com.br

MAIS LIDAS