
Prefeito Fábio Marcondes prestigia o evento
Mesas-redondas, palestras, rodas de conversas, oficinas, caçada ao saci e uma maratona de Contação de Histórias. Essas foram algumas das atividades do 1º Encontro de Contadores de Histórias do Vale do Paraíba, Ecohvale, de 13 a 16 de maio. Com o tema ‘Nos caminhos da oralidade’, o evento recebeu contadores do Amazonas, Pará, Roraima, Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Foram quatro dias de inúmeras atividades, com três dias de atividades na Fatea e o último com uma ação na Praça de Lorena.
‘Recebemos nomes consagrados na arte de contar histórias, que nos brindaram com sua experiência e arte, fortalecendo os grupos locais de contadores’, afirma o organizador do evento, Daniel Munduruku, presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais.
‘Nossa proposta é estimular a imaginação e o aprendizado, tendo como base a diversão e o afeto”, conta a coordenadora do Grupo de Contadores de Histórias da Fatea, profa Olga Arantes. ‘Um mundo melhor espera por seres humanos comprometidos não só com a sua cultura e com a história de seu grupo social, mas principalmente com a transmissão de valores éticos encontrados em muitos contos e fábulas da sabedoria popular’.