O 1º será dia 9 de junho, na EEL-USP, e o tema será Vulnerabilidade, abordando métodos de autoproteção
Desde o início do mês de abril deste ano, os estudantes das universidades e faculdades de Lorena – EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo), Fatea (Faculdades Integradas Teresa D´Ávila) e Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) – se reúnem com entidades responsáveis pela Segurança da cidade para encontrar soluções que minimizem os assaltos contra os estudantes e permitam uma maior proteção a todos.
Uma série de ações vem sendo adotadas para coibir os assaltos aos estudantes de Lorena, um dos alvos prediletos dos assaltantes, por portarem celulares e aparelhos eletrônicos, entre os quais tablets e notebooks. Repúblicas e pontos de ônibus são os locais mais visados pelos assaltantes para a prática de tais crimes, cada vez mais frequentes na cidade e imediações.
Com o intuito de coibir tais ações, várias reuniões têm ocorrido entre a Secretaria de Segurança Pública Municipal, o Comando da Polícia Militar, os representantes das instituições de ensino superior e da Amice (Associação dos Amigos do Centro de Lorena). O objetivo principal tem sido sempre procurar preservar a integridade dos moradores e dos estudantes. O grupo elaborou uma série de ações que visam proporcionar a todos mais segurança e diminuir a ocorrência de assaltos. Um maior policiamento nos locais mais visados pelos meliantes, com patrulhamento da Guarda Municipal e da Polícia Militar, e um constante diálogo com os jovens têm sido promovidos como mecanismos de ação.
Também foi traçado pelo grupo um “Plano de Informação e Prevenção”, para que os jovens estejam preparados para evitar situações de risco.
Temas como Vulnerabilidade, Segurança Pessoal e Lei Seca deverão ser abordados junto à comunidade estudantil em diversos encontros previamente agendados. Um Fórum de Debates também deverá ser aberto à comunidade.
Esses encontros ocorrerão nos meses de junho, agosto, setembro e outubro.
O primeiro deles será realizado no dia 9 de junho, próxima terça-feira, no Auditório I da EEL-USP, às 17 horas, e o tema será Vulnerabilidade, quando serão abordados métodos de autoproteção.
O encontro é aberto aos estudantes de todas as universidades e faculdades de Lorena e à comunidade.
O Auditório I da Escola de Engenharia de Lorena fica no Campus USP de Lorena, Área I: Estrada Municipal do Campinho, s/n.
Para mais informações, entre em contato com a assessoria de imprensa da EEL-USP – jornalista Simone Colombo Lopes: (12) 3159 5171.