• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Maria Luiza

E agora, Brasil? …

12/06/2015

Vemos o nosso país em crise econômica de assustar: empresas que fecham abatidas economicamente e, o pior, milhares de trabalhadores demitidos. Parece que as piores são as grandes indústrias de automóveis.

Parece-nos que a crise econômica está pior para o país do que a crise da água… E olha que sem água não podemos viver! E como seria a crise sem crédito, sem dinheiro, sem vendas… Mas, lendo o Sérgio Fausto no Estadão de domingo, 31 de maio, a esperança que estava sumindo volta devagar, mas volta. O artigo é: “A crise é feia, mas o Brasil tem lastro”.

E ele nos assusta com algumas frases e nos anima com outras, como por exemplo: “A credibilidade do Banco Central e do regime de metas de inflação recupera seu antigo vigor, porque a sociedade e mesmo os políticos, afinal, sabem que no Brasil quem brinca com a inflação acaba queimado”. “As instituições políticas e jurídicas têm conseguido salvar o país do naufrágio”. “O judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal atuam com firmeza sem precedente no combate à corrupção valendo-se de instrumentos jurídicos novos”. E o autor continua dizendo que apesar disso, atuam dentro dos limites do devido processo legal e, no limite está o crivo do STF.

E a nossa confiança no Brasil e nos brasileiros volta. Tempos atrás, sempre ouvíamos falar mal do Brasil, rico pela natureza, mas pobre e atrás dos outros pela atuação dos políticos e dos governantes e também do povo, sempre ignorante e com uma grande porcentagem de analfabetos. Décadas atrás, a educação só era oferecida às cidades do interior no curso primário até a quarta série (ano); e tirava-se o diploma do curso primário e pronto. Ginasial daquele tempo só para os ricos, em escolas particulares. Felizmente, esse erro foi consertado e hoje há até curso superior para todos.

É isso aí. Vamos acreditar no Brasil, agradecer a Deus por vivermos longe do E.I. (por enquanto) e ficarmos sempre de olho em tudo, até nos três poderes… Tenho dito.

COLUNISTAS / Maria Luiza Reis

Maria Luiza Reis Pereira Baptista é diretora de escola aposentada, membro da Academia de Letras de Lorena, da qual é sócia fundadora. Membro do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) e autora do livro de poemas “Chuva Doce”. Foi colunista do Jornal Guaypacaré durante mais de dez anos, tendo escrito mais de 400 crônicas.

 


baptista@demar.eel.usp.br

MAIS LIDAS