• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Maria Luiza

Como será o clima no final deste século?

04/09/2015

O assunto do momento ainda é o clima.
Em dezembro haverá uma reunião em Paris da Conferência do Clima da ONU e, em setembro, agora, o Papa visitará os Estados Unidos e o assunto nos encontros com Obama e parlamentares será, naturalmente o clima, com base na recente encíclica do Papa. E, conforme li no Estadão de domingo, a historiadora e escritora americana Naomi Oreskes, professora de Harvard, já adiantou os debates sobre o clima no final deste século, mais precisamente em 2.093, escrevendo o livro “The Collapse of Western Civilization” (O colapso da civilização ocidental), em parceria com o também historiador americano Eric M. Conway, ainda sem tradução em português. E pelo que vemos na sua entrevista à jornalista Giovana Girardi, ela é pessimista nas previsões que faz. E nos assusta dizendo no livro que a temperatura no planeta subiu 11C em média; o nível dos oceanos elevou-se em 8 metros e defende a ideia de que as mudanças climáticas que estão acontecendo são culpa do homem e podem levar ao colapso do planeta até o fim do século.
E Naomi lembra que o degelo da Antártida anunciado para um futuro não muito distante já está acontecendo. A publicação mais recente da historiadora é uma introdução à versão em livro da encíclica ambiental do Papa Francisco, publicada em julho, visando atingir não somente os católicos, mas, um público maior. Naomi escreve: “a essência da crítica (feita pelo Papa) é que nossa situação não é um acidente – é a consequência da forma como nós pensamos e agimos: nós negamos as dimensões morais de nossas decisões e confundimos progresso com atividade. Nós não podemos continuar a pensar e agir desse jeito, desconsiderando tanto a natureza quanto a justiça, e esperar prosperar com isso. Não é só amoral, não é nem mesmo racional”.
Vamos aguardar a tradução do livro de Naomi e pensar que ela não esteja, pelo menos, com toda a razão… 

COLUNISTAS / Maria Luiza Reis

Maria Luiza Reis Pereira Baptista é diretora de escola aposentada, membro da Academia de Letras de Lorena, da qual é sócia fundadora. Membro do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) e autora do livro de poemas “Chuva Doce”. Foi colunista do Jornal Guaypacaré durante mais de dez anos, tendo escrito mais de 400 crônicas.

 


baptista@demar.eel.usp.br

MAIS LIDAS