Tenho pensado muito sobre o destino da geração que está ainda na fase de sua formação escolar, partindo da observação de meus netinhos, com quem convivo aqui no meu refúgio paulistano – ela com 10 anos e ele com 6, ambos já frequentando uma escola bilingue, com alto dispêndio dos pais. E me questiono:
a) quantas crianças, neste país, terão oportunidade igual?
b) nosso sistema de educação pública favorece o desenvolvimento da nação?
Não tenho em mãos dados estatísticos, mas do quanto tenho lido sobre o ensino no país – e até pelo senso comum que cultivo – sei que a maior parte da população não tem desfrutado de uma educação de qualidade e que todo o nosso sistema de ensino público carece de reformulações, quer no tocante a prédios, instalações e equipamentos, mas também em metodologia e objetivos.
Nossas lideranças políticas precisam analisar bem o problema e desenvolver uma ampla pesquisa para identificar carências reais e sugestões válidas para uma reforma ampla do Ensino Fundamental – essencial para qualquer idéia de progresso social e de desenvolvimento nacional.
Chegaremos a tanto, apesar das crises em que estamos envolvidos atualmente? A paisagem perturba demais o velho educador…