Vida e Tecnologia: Fronteiras e Perspectivas. Esse é o tema do 5ª Congresso Integrado do Conhecimento, que será realizado pela Fatea nos dias 14, 15, 16 e 17 de setembro. São esperados cerca de 1200 participantes.
O evento é realizado bienalmente e traz palestras, painéis, exposições, conferências, workshops e mesas-redondas, voltadas para profissionais, professores, alunos e ex-alunos universitários. “Nosso objetivo é promover a troca de experiências entre profissionais da área e interessados no assunto”, afirma a coordenadora da ação, Polyana Zappa. Já foram realizadas quase mil inscrições. A expectativa é chegar a 1200 pessoas circulando por dia na instituição.
Simultaneamente, são realizados outros quatro eventos voltados para a educação e pesquisa na região: o 2o Fórum Internacional de Ciência e Tecnologia, o 12o Encontro de Iniciação Científica, a 10a Mostra de Pós-Graduação e a 2a Mostra de Extensão Universitária.


“Buscamos refletir e promover debates sobre as fronteiras e perspectivas da contemporaneidade, promovendo a interação e mantendo um foco multidisciplinar em direção a um futuro melhor e possível”, ressalta Polyana.
Programação
Serão realizadas 50 atividades, entre palestras, mesas-redondas, workshops e painéis, nas áreas de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Artes e Literatura, Arquitetura e Design, Gestão e Ciência da Informação, distribuídas em três períodos: manhã, tarde e noite.


DIF e Soap Box
Entre as atrações do Congresso durante a semana, destaque para duas ações do curso de Design da Fatea. Uma delas é o Design Fashion, um desfile organizado anualmente pelos alunos do 2º ano, em que eles aplicam o conhecimento adquirido na criação de suas próprias roupas, além de cuidarem de toda a parte organizacional. Para este ano, o tema escolhido é “Insetos”. O evento, antes nomeado como DIF, atraiu, no ano de 2014, mais de 500 pessoas interessadas em cultura, moda e tendências diversas. Será realizado no dia 17 de setembro, às 20h.
Outra atração é o 2o Fórmula Soap Box, no mesmo dia, às 19h30. Trata-se de uma corrida de carros do tipo “Soap Box”, originalmente construído com caixas de sabão, rodas, sistema de freios e sem motor. Os carros serão construídos pelos alunos do curso e participarão de duas provas de velocidade: descida livre (Down Hill) e descida com obstáculos (Slalom). As provas acontecem na rua Joaquim Azevedo Figueira, ao lado da Fatea.