• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Maria Luiza

A beleza e o valor da família

02/10/2015

Sábado, à noite, fui à bela festa dos 70 anos do prof. Sodero, realizada no “Recanto do Bosque”, próximo ao Clube dos 500.
Foi uma bela comemoração, organizada pela sua também bela família: sua esposa Maria Amália, sua filha Maria Ismênia, seus filhos Jackie e Frederico e seus netos.
Lá estavam também presentes amigos da família e colegas do prof. Sodero que, já aposentado do estado, trabalha na USP e no Unisal.
Realmente, nunca vi aquele local tão bem ornamentado e uma festa regada com tanta gostosura, desde as entradas até o bolo de aniversário. Fui com meu filho Carlos Antonio, também professor da USP, e nos sentamos com os amigos José Fernando e sua esposa Ana Maria, Seu Carlinhos e sua esposa Irene, e o professor da USP Flávio e sua esposa.
Foi bonito ouvirmos dona Maria Amália, os filhos, amigos e parentes e até os netinhos falarem sobre a vida do prof. Sodero na educação valeparaibana, na sua família e na sociedade onde ele está presente, liderando várias organizações de cultura e de solidariedade. Em alguma comemoração, se o prof. Sodero não está presente, logo sua ausência é notada e sentida por todos… E esta bela vida mereceu uma bela biografia preparada por sua família: “Francisco Sodero, o Guardião do Vale”, que nos foi gentilmente oferecida na festa.
Foi lindo e comovente ver as crianças, algumas ainda bem pequenas, os netinhos do prof. Sodero, presentes e participantes da festa, fazendo parte da entrega de presentes ao vovô, como também no ofertório da bela celebração que foi realizada pelos padres e amigos: Pe. Rodrigo e Pe. Mário.
A festa, além de bonita e importante para o prof. Sodero e sua família, foi também importante como exemplo para a sociedade, onde vemos, infelizmente, tantos males acontecerem tanto para os jovens como também pelos jovens, justamente, e como causa primeira, pela ausência da família. Família desmanchada, pais ausentes… O ser humano precisa do amor e do carinho de seus pais desde o nascimento, nas primeiras horas de sua vida. O Criador o fez com amor e para o amor! Se não houver amor, o ser humano, a criança, o jovem, se distorce de sua natureza e o mal aparece com força, não somente para ele, como também para toda a sociedade, como, infelizmente, estamos vendo nos dias de hoje.
Por isso a importância, a beleza e a emoção deste evento é uma alegria não somente para o prof. Sodero, que como esposo, pai, avô, mestre e amigo motivou a festa, mas, sobretudo, como um exemplo para a sociedade de hoje, que tanto precisa de exemplos como este.
Que o prof. Sodero, católico praticante, seja muito abençoado, com toda a sua bela e atuante família, por Deus e pela nossa Padroeira, Nossa Senhora da Piedade. Amém!

COLUNISTAS / Maria Luiza Reis

Maria Luiza Reis Pereira Baptista é diretora de escola aposentada, membro da Academia de Letras de Lorena, da qual é sócia fundadora. Membro do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) e autora do livro de poemas “Chuva Doce”. Foi colunista do Jornal Guaypacaré durante mais de dez anos, tendo escrito mais de 400 crônicas.

 


baptista@demar.eel.usp.br

MAIS LIDAS