• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Maria Luiza

12 de outubro – Dia Iluminado… E também o Dia do Professor

23/10/2015

Dia 12

Sim, dia iluminado e iluminando pela fé e pela inocência e beleza das crianças.

Neste momento que estamos vivendo, em que a corrupção, o sumiço do dinheiro público e a violência assustadora em todos os lugares não saem do noticiário diário e escurecem a paz e a tranquilidade em nosso país, eis que há uma parada: o país mergulha de norte a sul, de leste a oeste numa atmosfera de fé que, realmente, traz Maria, mãe de Jesus, Nossa Senhora, para o meio de nós. Nas igrejas, nas casas, nas ruas, na alma das pessoas, a fé e a esperança tomam o lugar das dores, das doenças, das preocupações, das brigas e intrigas. E vemos as pessoas caminhando a pé pelas estradas, cumprindo promessas, rezando não só no Santuário Nacional de Aparecida, mas em todos os lugares, em todos os templos, numa unidade de fé, de compreensão e de paz que é aumentada ainda pela alegria das crianças. E elas se sentem mais amadas, mais protegidas e mais felizes, trazendo assim mais felicidade também para suas famílias. E assim, um futuro de paz e de felicidade também se anuncia. Amém!

E nesta festa, nesta atmosfera, neste momento de bênçãos, vai bem esta poesia, tirada do livro “Chuva Doce”. Antes da poesia, quero dar os parabéns aos padres redentoristas pela grande festa brasileira da qual estiveram à frente no Santuário de N. S. Aparecida. Deus os recompense e que a Senhora Aparecida, Mãe dos brasileiros, os abençoe.

Aparecida

Aparecida dos rios de mel
que correram na infância…

Dos coqueiros,
verdes diademas na cabeça dos montes
farfalhando esperanças ao vento…

Das curvas do rio
azuladas, místicas, puras
vendo o passado
navegar mansamente

Nas canoas dos pescadores,

saudades e lembranças entrelaçadas
ao murmúrio das vagas…

Da gente que traz na alma
curtida na fé e na tradição
fustigada na coragem e na história
as raízes da terra

Gotejando ternura e saudade

Aparecida das pequenas colinas…
azuis, cheias de estrelas,
chinelinhos acolchoados
cobrindo os pés da Virgem Maria…

Maria, a Mãe poderosa
capaz de acolher todos os pedidos,
fechar todas as feridas,
enxugar todas as lágrimas

curar todas as dores…

Maria, Mãe doce e suave
que abençoa e protege

ajoelhando a seus pés,
sorrindo de alegria,
tremendo de emoção,
vibrando de fé
inteirinho,
agradecido,
como um menino

o grande Brasil…
15 de outubro – Dia do Professor

Outubro é mesmo um mês especial! A primavera, estação mais bonita e esperada, pelas flores, pelos ipês roxos, amarelos e brancos, vem em setembro, porém, mostra bem sua chegada e presença em outubro…

Mês de Nossa Senhora, das crianças, Dia do Médico e, para mim, é especial também porque é aniversário do meu filho caçula, o médico Antonio Fausto, de sua filha Luísa, que tem o nome da avó, da Talita, minha neta jornalista da Vanguarda, e também de muitos amigos especiais: Vilma Póvoas, Vera Lúcia Bittencourt Dias e seu filho Ayrton Augusto, os padres amigos: Pe. Alcides, Pe. Célio e o nosso querido Pe. Alexandre…

Meu irmão Nesico, agora no céu, também fazia aniversário em outubro. E além de todas estas celebrações comunitárias, particulares ou individuais, outubro é o mês do professor!

O professor é uma figura ímpar na sociedade: preparando os jovens, ele prepara o futuro. O futuro é sempre o tempo da esperança, da realização dos nossos sonhos, da chegada do tempo que esperamos (mesmo que já não seja para nós, os mais idosos, que já vivemos), é para nossos filhos, nossos netos, nossos descendentes, enfim, para o mundo de hoje…

Por isso, o professor, o educador é importante: ensina a ciência, o conhecimento, o preparo para que os jovens se realizem nas profissões, mas ensina também o comportamento, a convivência, o relacionamento, a importância da solidariedade, da compreensão, do valor do ser humano nosso semelhante.

Por isso, as qualidades do professor, se forem natas e não somente adquiridas, são mais fortes ainda para a realização desta profissão tão nobre. O professor, especialmente, deve ser um comunicador, o que fala bem claro, o que fala com a alma e com o coração. O professor só ensina e propaga o que é bom, o que é certo, o que é justo, o que é necessário não somente para os jovens seus alunos, mas para toda a sociedade.

Por isso, no dia de hoje, ele merece os cumprimentos, os agradecimentos, não somente de seus alunos, mas de toda a sociedade. E, especialmente, ele merece e recebe hoje as bênçãos do Senhor. Amém!

COLUNISTAS / Maria Luiza Reis

Maria Luiza Reis Pereira Baptista é diretora de escola aposentada, membro da Academia de Letras de Lorena, da qual é sócia fundadora. Membro do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) e autora do livro de poemas “Chuva Doce”. Foi colunista do Jornal Guaypacaré durante mais de dez anos, tendo escrito mais de 400 crônicas.

 


baptista@demar.eel.usp.br

MAIS LIDAS