É o feriado mais aguardado do Brasil: foram quatro dias de descanso para quem é de descanso e de folia para quem é de folia.
Se você faz parte daquele time que adora participar de bailes e dançar a noite toda – não só no Carnaval, mas também durante todo o ano – com certeza deve ler com atenção algumas dicas que a Fonoclin traz hoje aqui no O Lorenense.
Alguns cuidados devem ser tomados para que sua audição e fala não sejam prejudicados após as festas de formatura, casamento, aniversários, churrascos, baladinhas e etc.. Muitos dos aparelhos de som usados em festas atingem intensidades sonoras de 120 decibéis. Porém, segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF), o nosso ouvido suporta até 90 decibéis.
Sendo assim, há uma grande possibilidade de a alegria da festa se transformar em tristeza: uma lesão irreversível pode levar até mesmo à perda auditiva; ou causar um incômodo conhecido como zumbido.
Portanto, é importante evitar permanecer muitas horas em locais que tenham atividades sonoras maiores que 85 decibéis. Evite ficar muito próximo das caixas de som.
Quem utiliza a voz como instrumento de trabalho também deve tomar alguns cuidados para que não apareça a famosa rouquidão. Evite forçar a fala (gritar) e a voz para cantar. Outro fator que deve ser levado em consideração é o uso de bebidas alcóolicas, assim como bebidas extremamente geladas, que podem prejudicar as cordas vocais. É aconselhável a ingestão de muita água para mantê-las limpas e bem hidratadas.
Se a vida é uma festa, então aproveite cada capítulo com saúde!