Em fevereiro, o ambulatório da Santa Casa de Lorena colocou mais um serviço à disposição da população de Lorena e região: o diagnóstico do aparelho digestivo, com a realização de endoscopia digestiva alta, tanto diagnóstica quanto terapêutica, assim como colonoscopia diagnóstica e terapêutica.
A novidade conta com a experiência do médico especialista Leonardo Castro Marinzeck, que atende pacientes particulares, convênios e pacientes SUS internados no hospital. “Os médicos externos podem mandar pedidos diretamente do consultório para o ambulatório da Santa Casa, que atende toda a rede credenciada no município e na região”, explica dr. Leonardo.
Dr. Leonardo atenderá também a demanda do hospital de cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e Gastroenterologia clínica.
O responsável pelo setor de diagnóstico do aparelho digestivo da Santa Casa de Lorena, dr. Leonardo Marinzeck, atua como docente no curso de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto, é preceptor do serviço de residência em cirurgia geral da Universidade e atualmente é diretor da Regional de Ribeirão Preto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Formado em cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo em 2003, se especializou em cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e exames de endoscopia e colonoscopia.
“A Santa Casa tem uma estrutura surpreendente, tanto no atendimento para o SUS quanto para o particular. É uma estrutura de excelência, com exames e procedimentos de alta complexidade”, afirma.
Novo procedimento – Balão gástrico
Um dos novos serviços oferecidos dentro da área de Gastroenterologia é a colocação de balão gástrico, um procedimento endoscópico para o tratamento do sobrepeso e da obesidade. Ele é a primeira escolha para o tratamento de pacientes com sobrepeso, IMC acima de 27 e para o tratamento definitivo da obesidade grau 1.
Segundo dr. Leonardo, por se tratar de um artifício não cirúrgico para o tratamento da obesidade, o procedimento garante diversas vantagens. “Alguns pacientes recebem indicação de cirurgia bariátrica e optam por não fazer essa cirurgia, preferindo um procedimento ambulatorial endoscópico e reversível. O balão tem essa vantagem em relação à cirurgia, pois passado o período de 6 meses, ou até menos, esse balão é retirado também por endoscopia, podendo o procedimento ser realizado mais de uma vez”.
A desvantagem está relacionada à porcentagem de perda de peso. “Nesse período de 6 meses, como desvantagem, o paciente não tem a mesma perda de peso da cirurgia bariátrica. O objetivo de perda de peso com o balão gástrico é de 20% do peso inicial, enquanto que com a cirurgia, o paciente chega a perder 30 ou 40% do peso inicial”, afirma o médico.
Exames de imagens com laudos em até 24h
Além do atendimento especializado em Gastroenterologia, a Santa Casa de Misericórdia de Lorena investiu, nos últimos meses, na aquisição de novos equipamentos para diagnóstico de imagens. Com isso, é possível que pacientes particulares e conveniados façam exames de Tomografia, Ultrassom e Raio X com liberação de laudos em até 24 horas. Os pacientes podem realizar os exames por meio da entrada do ambulatório do hospital.
Além da agilidade na entrega dos resultados, os exames podem ser agendados por telefone ou presencialmente.
No Ambulatório da Santa Casa, também são realizados atendimentos de consultas para convênios e particulares. São 9 consultórios equipados, possibilitando atualmente o agendamento das especialidades: Angiologia e Cirurgia Vascular, Cardiologia Adulto, Clínica Médica, Dermatologia, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Buco Maxilo, Cirurgia Plástica, Cirurgia Pediátrica, Oncologia, Pequenas Cirurgias, Nefrologia, Nutrição e Exames de Diagnóstico – Cardiolife.
O local conta ainda com sala própria para a realização de pequenas cirurgias, procedimentos simples e curativos.
O ambulatório e o Centro de Diagnósticos da Santa Casa de Lorena ficam na rua Dom Bosco, 562 – Centro. Dúvidas e agendamentos de exames e consultas pelo telefone (12) 3159 3344, ramal 213/214.