Depois do sucesso da estreia, a comédia musical “O Mambembe Cigano” está de volta ao Teatro Teresa D’Ávila, no UniFatea. Com adaptação e direção de Caio de Andrade, o texto de Arthur Azevedo é encenado e cantado pela UniFatea Companhia de Teatro, com composições inéditas de Rafael Diniz. A peça traz 26 atores ao palco em dois dias de apresentações: 27 e 28 de maio (sábado e domingo), às 20h.
Com muita cor e uma visão bem-humorada e crítica dos costumes, o musical repagina o texto, escrito e estreado em 1904. A história coloca em cena uma companhia teatral que viaja pelo interior do Estado do Rio de Janeiro, enfrentando todo tipo de dificuldade para realizar seus espetáculos e atrair o público.
Na montagem de Caio de Andrade, o mundo dos ciganos emoldura os elementos cenográficos, e os figurinos e a música colocam os “gitanos” como arautos e porta-vozes dos nômades, andarilhos e aventureiros. Com isso, o espetáculo ganha características do gênero burleta, pois traz traços de operetas, revista de ano e comédia de costumes.
As canções inéditas feitas pelo jovem compositor Rafael Diniz trazem músicas ao vivo, cantadas por um elenco de atores-cantores, acompanhados de uma banda.
A peça já recebeu muitas montagens de sucesso. Destaque para o premiadíssimo espetáculo de 1959, realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com Fernanda Montenegro, Sergio Britto, Fernando Torres e grande elenco.
Para anotar na agenda:
“O Mambembe Cigano”
Datas:
27 de maio (sábado), às 20h
28 de maio (domingo), às 20h.
Local: Teatro Teresa D´Ávila – Unifatea: av. Dr. Peixoto de Castro, 539 – Vila Celeste, Lorena.
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores da Rede Pública de Ensino e professores e funcionários do UniFatea / IST).
Bilheteria: de segunda à sexta, das 15h às 19h.
Telefone: (12) 2124 2922.
Equipe
Adaptação e Direção: Caio de Andrade / Composições Inéditas e Direção Musical – Rafael Diniz / Cenário – Polyana Zappa / Figurino – Karine Andrade / Iluminação – YagoSanttos / Sonorização – Tuti Soares / Preparação Vocal – Thamy Quintanilha / Preparação Corporal – Dieine Moraes / Programação Visual – André Marthins / Fotografia – Beatriz Villela / Bilheteira – RoneiEuzebio / Direção de Produção – Teatro Teresa D’Ávila
Elenco – UniFatea Companhia de Teatro
Alexsandra Barros / Ana Menezes / Bárbara Andrade /Bárbara Gomes/Carol Simões /Caroline Maciel /Cesar Carvalho /Dieine Moraes /Felipe Caruso /Giane Silva /Guilherme Vezzaro /Junior Ribeiro /Larissa Diamantino /Lilian Mendonça /Mariana Garcia /Maycon Machado /Nana Maria /Naty Diniz /Paulo Sade /Rafael Diniz /Rafael Pacheco /Talita Moura /Vanessa Priscila /Vinícius Ribeiro/Yuri Toledo e Marisa Papa – como dona Rita.