Apesar de pequenina, estas sementes são poderosíssimas. Extraídas do interior da abóbora, elas elevam o nível de serotonina, controlando a ansiedade e proporcionando bem-estar, aceleram a perda de peso – por serem ricas em fibras, elas retardam o processo de digestão, melhoram o funcionamento do intestino e ajudam a diminuir a absorção dos açúcares e gorduras da alimentação, além de blindar a sua saúde.
Tudo isso está na soma de vitaminas e minerais encontrados nas sementes, como o zinco (aumenta imunidade e combate vírus, fungos e bactérias), cálcio (amigo dos ossos), potássio (regula a pressão arterial), ômega-9 (controla a taxa de colesterol), vitamina E (poderoso antioxidante) e vitamina A (outra aliada no sistema imune). A presença desses compostos protege o coração e previne uma série de problemas como osteoporose, artrite e cálculo renal.
Outro motivo para incluí-la na alimentação é por ser mais uma aliada contra o câncer, de acordo com
estudo publicado, no qual foi constatado que elas são riquíssimas em cucurbitacina, um componente antiinflamatório (antitumoral).
Dicas: Podemos acrescentar semente de abóbora nas preparações de receitas, salpicar sobre saladas ou misturar no seu mix de sementes.
Quantidade: 1 colher de sopa ao dia como lanche e outra durante a refeição principal.