A 1ª Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2018, realizada neste mês de janeiro, mostrou que o nível de infestação pelo mosquito Aedes aegypti é de 5.7%, considerada muito alta, colocando a população em risco de nova epidemia.
O índice aceitável pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1%. Por isso, com este resultado, a cidade entra em “estado de alerta”.A ADL (Avaliação de Densidade Larvária) consiste em um trabalho de campo, realizado pelo Setor de Controle de Vetores, que coleta larvas no interior dos imóveis, para análise.
O percentual é estabelecido pelo número de imóveis visitados e a quantidade destes imóveis em que foram coletadas larvas do mosquito Aedes aegypti.O mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue, da febre chikungunya, do zika vírus, e também possui capacidade de transmitir a febre amarela em áreas urbanas.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância do trabalho de conscientização e fiscalização das famílias e da Prefeitura no combate efetivo do Aedes Aegipti. É preciso eliminar os criadouros. Para isso, o trabalho da população é primordial na vistoria das residências. 85% dos criadouros estão no interior dos imóveis e o Poder Público não possui capacidade de vencer esta luta de forma isolada.
A eliminação de criadouros é a única maneira de controle da infestação. Portanto ,é fundamental que cada cidadão faça sua parte.Após cada chuva, realize uma nova vistoria em suas casas e locais de trabalho, buscando encontrar e eliminar todo e qualquer objeto que possa acumular água parada.
Os principais criadouros utilizados pelo Aedes aegypti em Lorena são reservatórios de chuva artificiais (tambores, baldes e vasilhas), ralos e pratos de planta.
Prevenção
Ralos – Coloque tela ou faça adição de cloro ou água sanitária a cada 3 dias.
Pratos de planta – Mantenha o prato com areia até a borda ou retire-os de uso e guarde-os em local coberto.
Reservatórios de água de chuva – Coloque cloro ou água sanitária ou mantenha-os 100% fechados.
Dengue, zica vírus, febre chikungunya e febre amarela são doenças que podem MATAR!!! Faça sua parte! Salve a sua vida e da sua família e peça pro vizinho fazer o mesmo!