Foto: Rodrigo Nunes / MS
Nesta quinta-feira, 1º de março, a Secretaria de Saúde de Guaratinguetá, por meio de sua Vigilância Epidemiológica, informou que recebeu comunicado da Unidade de Saúde da Família (do bairro Jardim Tamandaré), de que havia um macaco morto em via pública.
Diante dos fatos, a equipe de Vigilância foi até o local e providenciou a coleta do animal, encaminhando ao Centro de Controle de Zoonoses para a realização da necrópsia e, posteriormente, o material coletado foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz – IAL.
“Salientamos que, no exame necroscópico, não foi possível fechar um diagnóstico, e o resultado será enviado em breve pelo laboratório de referência estadual”, afirma o comunicado oficial.
Vacina é a única prevenção
A Secretaria de Saúde de Guaratinguetá lembra, ainda, que a única forma de prevenção da febre amarela é a vacinação e que os macacos não transmitem febre amarela, sendo somente animais que nos informam sobre a circulação viral.
Em todo o Estado, a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela encerra-se nesta sexta-feira, 2 de março. Em Lorena, a vacinação ainda acontece no sábado, dia 3, com uma equipe volante na Praça Central, das 8h às 13h30. Hoje, durante toda a semana, a vacina ainda estará disponível nas unidades de Saúde do município. Após a campanha, as pessoas que ainda desejarem se vacinar ou forem viajar para áreas de risco podem procurar o Centro de Especialidades II – Centro.