Se nunca é tarde pra aprender e a idade de ser feliz é hoje, então por que não aprender um novo idioma na melhor idade? Os que estão hoje nessa fase da vida devem se lembrar de que, quando eram adolescentes, quem tinha por volta dos 40 anos já era considerado ” velho”. Os tempos mudaram, a população brasileira está vivendo mais e, hoje, ter 60 anos não é nada demais.
A maioria das pessoas nessa faixa etária está de bem com a vida, muitas ainda trabalhando, e a saúde vem sendo cuidada com os avanças da medicina e da tecnologia. A Organização Mundial de Saúde afirma que, em 2020, o número de idosos do planeta já será maior do que o de crianças.
Atenta a essa realidade, a English Classes Lorena saiu na frente e oferece uma proposta inovadora na Escola: uma turma exclusiva de espanhol para a melhor idade, com metodologia diferenciada. Imagine-se em uma aula de espanhol na qual a professora é venezuelana e está aprendendo a falar o português. Ou seja, ela vive o mesmo processo de aprendizagem de uma nova língua que você. Pra ficar ainda melhor: a professora é psicóloga (especialista na área cognitiva), também é da melhor idade e conta com a parceria de sua filha nas aulas (venezuelana e com a mesma formação profissional da mãe).
É o que propõe a Escola de Idiomas de Lorena. “Ninguém aprende igual. As crianças, por exemplo, aprendem de maneira diferente dos adultos e idosos. Daí a importância da aplicação do método adequado a cada pessoa ou grupo”, explica a proprietária e também professora da English Classes, Carolina Marcondes. “A ideia desse curso para a melhor idade é a de focar no aprendizado do espanhol com uma pessoa na mesma condição – que tem a mesma idade e que também está aprendendo a falar um segundo idioma”.
Uma dupla encantadora
Sabe gente de alto astral, que emana energia boa? São assim as professoras Beatriz Napolitano e Beatriz Rubin – mãe e filha.
A professora, psicóloga e psicopedagoga Beatriz Rubin já está em Lorena há seis anos. Veio da Venezuela para o Brasil pra acompanhar o marido, que foi transferido no trabalho. Em seu país de origem, ela dava aulas e atendia na Clínica de Psiquiatra e Neurologia da família (além da mãe psicóloga, seu pai é neurologista).
Proativa, logo que chegou em Lorena, Beatriz Rubin conheceu a English Classes e apaixonou-se por ensinar aos brasileiros a sua língua-mãe. “Acho muito engraçado que o brasileiro, em geral, acha que já sabe falar espanhol. Mas isso pode causar tanta confusão”, diverte-se. Desde então, cerca de 200 alunos já aprenderam o espanhol com ela. “É uma alegria sem tamanho quando cada um dos meus alunos aprende a falar o idioma”, afirma.
Já sua mãe, Beatriz Napolitano, chegou a Lorena em agosto de 2016. Veio para o Brasil fugindo da crise da Venezuela. Com o marido doente, lá, eles não estavam conseguindo nem a medicação e nem o atendimento médico necessários.
Com situação regularizada no Brasil, a melhor idade não é obstáculo para que ela tenha uma vida agitada. “Nunca fui de ficar em casa! Fui professora de faculdade, atendia na minha clínica… Gosto de trabalhar e gosto muito de gente, de ter contato com as pessoas. Foi então que minha filha me convidou para dar aulas com ela na English Classes… E também me apaixonei”, conta a adorável senhora.
Por que aprender espanhol na melhor idade
Com certeza que o mercado de trabalho exige uma segunda língua – geralmente, o inglês ou o espanhol. Ser fluente em um segundo idioma é um diferencial no currículoque abre muitas portas na carreira profissional.
Mas é bastante interessante também aprender a falar uma nova língua quando se está na melhor idade, principalmente quando a população está ficando mais velha e com qualidade de vida. “Faz bem pra autoestima aprender um segundo idioma;cria a possiblidade de fazer novas amizades; e possibilita conhecer outros países e culturas com segurança”, destaca a professora Beatriz Napolitano.
“Aprender um segundo idioma a partir dos 50 anos é mais difícil do que quando se é jovem. O aprendizado é um pouco mais lento, mas eficiente. Além disso, pessoas podem sair da depressão e evitar a demência porque estudar estimula o desenvolvimento do hemisfério direito do cérebro”, explica Beatriz. Viu por que é importante que a professora seja psicóloga, da mesma faixa etária de seus alunos e esteja aprendendo um segundo idioma?! Ela conhece as maiores dificuldades do processo. O resultado é que o aluno se sente melhor compreendido.
“Geralmente, no primeiro semestre, nossos alunos entendem bem o espanhol. Em um ano de curso, já estão fluentes”, diz Carol Marcondes. “E a turma para a melhor idade está com vagas abertas. Venha nos conhecer”.
Sobre a English Classes Lorena
Há 14 anos, aEnglish Classes Lorena é uma das mais bem sucedidas escolas de idiomas da cidade. Além do inglês, o aluno também pode optar por aprender francês e espanhol. Há programas de aprendizagem específicos para quem vai fazer intercâmbio (Canadá, Estados Unidos e Inglaterra), preparação para provas (Enem, vestibular e concursos) e preparação para entrevistas.A metodologia é aplicada de acordo com as necessidades individuais do aluno; e este é um dos grandes segredos do sucesso da Escola.
A English Classes fica na rua Barão da Bocaina, 327 – Centro de Lorena, com estacionamento fácil. De segunda à quinta, funciona das 8h às 12h e das 13h às 21h. Sexta-feira, das 8h às 19h. E sábado, das 9h às 12h.
Telefones: (12) 3152 5157 / 99177 7414
Facebook: englishclasseslorena
Instagram: @englishclasseslorena