A CCR NovaDutra contabilizou, desde o mês de agosto até o dia 12 de outubro deste ano, a passagem de 16.964 romeiros a pé, pelos acostamentos da via Dutra, em direção ao Santuário Nacional de Aparecida. Somente entre a zero hora do dia 10 e a meia-noite do último dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida, foram contabilizados 15.292 romeiros, uma queda de 36% comparada ao mesmo período do ano passado, que foi de 23.984 romeiros.
A contagem dos romeiros é realizada pela equipe operacional da Concessionária, durante a passagem pela cidade de Pindamonhangaba, no km 87. Isso significa que o número deve ser bem maior, em virtude dos romeiros que vêm do sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Ocorrências com romeiros – Durante o período de maior movimento em direção a Aparecida, foram registrados 5 atropelamentos envolvendo romeiros, com 8 feridos e uma morte. A equipe de resgate do SOS Usuário da CCR NovaDutra também registrou o atendimento clínico a 27 peregrinos, que passaram mal durante a caminhada. No mesmo período de 2019, 71 romeiros precisaram de atendimento.