Em busca de uma atividade segura, o maior festival de curtas-metragens do Vale do Paraíba exibe filmes em formato inédito. No próximo final de semana (dias 24 e 25 de outubro), a organização do Cinefest Gato Preto, maior festival de curtas-metragens da região, promove sessões de cine drive-in gratuitas nas cidades de Lorena e Guaratinguetá.
As exibições acontecem pontualmente às 19h, nos shoppings Eco Vale, (sábado, dia 24) e Buriti (domingo, dia 25), e são totalmente gratuitas. A entrada será permitida a partir das 18h30. Todas as medidas de proteção à Covid-19 estão sendo tomadas, para que o público possa se divertir de maneira segura.
Com o slogan “Cada felino no seu carro, todos miando juntos pelo amor ao cinema!”, o projeto busca partilhar presencialmente parte da mostra competitiva, que acontece no próximo mês de novembro, on-line.
“Teremos duas sessões de classificação livre, misturando alguns filmes e clipes que estarão nas sessões competitivas do XVI Cinefest Gato Preto. São produções para toda a família. A proposta vai ao encontro do Festival, que quer estimular o amor pela sétima arte”, explica a diretora do Gato Preto, Polyana Zappa.
Os interessados devem fazer um cadastro, já que a capacidade é limitada. Informações e detalhes no site oficial do evento: www.cinefestgatopreto.com.br
2020: desafios e fomento do propósito de incentivo à cultura
O ano de 2020 foi desafiador para todas as instâncias. No entanto, no cenário cultural, os desafios foram sem precedentes. Para a organização da edição de 2020 do Cinefest Gato Preto, os impactos ocorreram principalmente no cronograma de atividades do Festival.
No entanto, lançando mão de criatividade e empenho, a equipe continuou desenvolvendo vários projetos para garantir o desdobramento do Festival, considerado o maior voltado para curtas-metragens do Vale do Paraíba.
“Foram várias oficinas de cinema gratuitas on-line, laboratório de cinema em videoconferência, e muita esperança de que em breve estaríamos realizando o projeto”, afirma Polyana Zappa.
Para ela, a importância de destacar toda a produção cinematográfica em tempos de pandemia, se dá ão apenas pelo fato do cinema ser, desde os seus primórdios, uma genuína e complexa arte. Ela afirma que “o cinema, neste momento, também é uma forma de resistência e oxigênio para novas interpretações cotidianas dentre arte e imaginação”, disse.
O CineFest acontece neste ano de 3 a 7 de novembro, e divide as sessões pelas seguintes áreas do cinema: roteiro, edição, atuação, arte, fotografia, produção, montagem e desenho de som.
Já fazem parte do Festival diferentes sessões. Entre elas, e como novidade da edição desse ano, a presença de videoclipes numa nova categoria de premiação.
O Cinefest acontece desde 2004, nas dependências do Centro Universitário Teresa DÁvila. Neste ano, a programação completa do Festival será on-line, levando às exibições, debates, encontros e oficinas até o lar dos amantes do cinema.