• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Lorena se despede do dr. Paulo Neme!

30/03/2021

Lorena se despede nesta segunda-feira, 29 de março, de uma de suas personalidades mais queridas: o pediatra dr. Paulo Neme. Um grande médico, que sempre terá um lugar muito especial no coração da comunidade lorenense. Já há algumas semanas, dr. Paulo Neme lutava contra a Covid. Estava na UTI do Hospital Unimed. Hoje, a notícia mais dura: aos 74 anos, ele não resistiu às complicações da doença.

Natural de Colina – SP (cidade vizinha de Barretos), Paulo Cesar Neme era filho de Olga Zatidi e Aziz Neme. Nasceu em 7 de outubro de 1946. Veio morar em Lorena em 1975.

Praticamente durante toda a vida, fez de seu consultório, em sua própria residência, um lugar sempre lotado de pessoas carentes, para serem atendidas por ele. Seu desprendimento, o atendimento gratuito, o bom coração, o tornaram exemplo de trabalho e dedicação, sempre oferecendo o necessário aos que o procuravam. Dali, muitas vezes, seus pacientes (e famílias) saíam não apenas com a receita, mas também já com o remédio, o leite, uma comida e até com o dinheiro para o ônibus de volta para casa. Ele se interessava pelas pessoas e pelo que elas precisavam!

De Lorena, dr. Paulo só se ausentou durante um período pequeno de tempo, em 1988, para morar na Índia, onde, segundo seus amigos mais próximos, desenvolveu ainda mais sua elevada espiritualidade. Foi membro presidente do movimento Hare Krishna pela Não Violência. Amigo, culto, sincero, algumas vezes polêmico, profissional que salvou, diariamente, durante toda a vida, inúmeros pacientes.

Em reconhecimento ao seu trabalho humanitário, foi agraciado com o título de Cidadania Honorária da Câmara de Lorena e com o Prêmio Jornal Guaypacaré (1988), entre outras honrarias.

Paulo Neme tomava para si, muitas vezes, um papel que deveria ser dos governos do País, exercendo plenamente a Medicina, muitas vezes de forma gratuita, na tentativa de suprir uma lacuna no precário sistema de saúde da população brasileira. Um trabalho humanitário e de valor incalculável.

Talvez tenha sido essa deficiência na saúde pública que tenha despertado seu interesse pela política. Em 2002, foi eleito deputado estadual, uma conquista inédita para Lorena. Abriu mão do cargo para disputar a Prefeitura de Lorena. Foi eleito em 2004 e reeleito em 2008; e como prefeito, dividiu opiniões.

Porém, mesmo aqueles que discordavam de suas atitudes como chefe do Executivo, o respeitavam como o ser humano preocupado com o próximo que ele era. Justamente por esse lado pessoal, dr. Paulo era tão querido por grande parte da população, até o fim da vida, fazendo por merecer todas as homenagens e o reconhecimento da comunidade. Com certeza, será sempre lembrado, com carinho e gratidão, por todos aqueles que necessitaram do seu atendimento despretensioso e sempre presente, dia ou noite, em casa ou no hospital.

Descanse em paz, dr. Paulo Neme! Obrigada por tudo!

 

MAIS LIDAS