CCR RioSP inicia obra no km 5 da BR-101, em Ubatuba
A CCR RioSP, concessionária que administra o trecho federal da BR-101 (Rio-Santos) entre Ubatuba (SP) e a capital fluminense, iniciou, na semana passada, uma nova frente de trabalho no km 5,6. Os serviços ocorrem em ambos os sentidos da rodovia, na região de Ubatuba da rodovia. No local, será executado o serviço de solo grampeado, técnica de contenção ou reforço de taludes, que consiste na perfuração e injeção de calda de cimento em barras de aço no maciço, com posterior tratamento da face do talude com concreto projetado.

Talude é um terreno inclinado, que serve como base de sustentação ao solo. Ele pode ser de origem natural (criado pela natureza) ou artificial (feito pelo homem).
A concessionária reforça que é fundamental que os motoristas redobrem a atenção ao trafegar pela região em obra e respeitar a sinalização implantada no local. Por causa da obra, há um estreitamento da pista por período integral. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em novembro deste ano.
Outros serviços
Além da obra no km 5, há outras duas obras no trecho de Ubatuba. No km 33,8, a concessionária avança com os serviços de solo grampeado. Ao trafegar pelo local, principalmente no período noturno, o motorista deve redobrar a atenção, uma vez que o tráfego flui por desvio na pista.

Já no km 4,8, as equipes de obra e engenharia executam serviço de drenagem superficial no talude existente, para evitar o deslizamento e a possibilidade de danos e ocorrências futuras, principalmente em épocas de chuvas.
