• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Falecimentos

Encontrado o corpo do policial lorenense Leonardo Assunção

11/01/2018

Após dois dias de intensas buscas, foi encontrado o corpo do policial militar lorenense Leonardo César Assunção, de 29 anos, desaparecido na terça-feira (dia 9), no rio Paraíba, durante a prisão de um traficante de drogas. Leonardo integrava a equipe do 3º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), com sede em São José dos Campos, e perdeu a vida fazendo o que mais amava: exercendo sua profissão, defendendo a população de bem.

Segundo consta, o corpo do Sd PM Leonardo Assunção foi encontrado no rio Paraíba, por volta das 14h desta quinta-feira, 11 de janeiro, ainda no trecho de São José dos Campos. Ontem, segundo dia de buscas, foi iniciada a Operação Multiagência, para localização do policial. A Operação envolveu equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental, do 3º BAEP, do COE, do GRAU, Defesa Civil, Trânsito e Exército Brasileiro, somando ao todo 89 homens, 26 viaturas, 1 helicóptero e 8 embarcações. O helicóptero Águia também apoiou as buscas, sobrevoando todo o trecho do rio, juntamente com as equipes nas embarcações e mergulhadores.

Por conta do alto volume do rio Paraíba e das fortes corredeiras existentes, a pedido do Corpo de Bombeiros, foi diminuída a vazão das represas de Santa Branca (Ligth) e Paraibuna (Cesp), com o objetivo de atenuar o volume de água e melhorar as condições operacionais das buscas. Também foi instalado na rua Augusta de Oliveira e Silva, bairro Vila Cristina, em São José dos Campos, um Posto de Comando 24 horas para a missão.

No primeiro e no segundo dia, as buscas do Corpo de Bombeiros se encerraram por volta das 20h, ao pôr do sol; e iniciadas sempre nas primeiras horas claras do dia.

Sobre o caso

O policial militar Leonardo Assunção desapareceu por volta do meio-dia da terça-feira, 9 de janeiro, após cair no rio Paraíba, na tentativa de prender um traficante. Segundo informou a Polícia Militar, uma equipe do 3º BAEP, do qual Leonardo fazia parte, realizava operação pela Vila Machado, zona norte de São José dos Campos. Foi quando os policiais avistaram um criminoso na prática do tráfico de drogas, na passarela do rio Paraíba, próximo à rua Rui Barbosa.

Ao perceber a aproximação da equipe do BAEP, o criminoso fugiu e acabou pulando no rio Paraíba. Para evitar ser levado pela correnteza, conseguiu entrar em uma canoa que estava na margem do rio. Alcançando o bandido, dois policiais militares (Leonardo era um deles) também subiram na canoa, com o objetivo de efetuar a prisão do infrator. No entanto, o criminoso resistiu à prisão e provocou a queda dos três no rio, e todos foram levados pela correnteza.

O parceiro de Leonardo conseguiu se agarrar em uma ilha próxima e foi resgatado pelo helicóptero Águia, com escoriações leves. Porém, o Sd PM Assunção não foi mais visto, tendo sido encontrado somente na tarde de hoje (quinta-feira, por volta das 14h).

Paixão pela Polícia

Leonardo é de família querida em Lorena. Seu pai é capitão do 5º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) de Lorena. Aos pais, irmãos e toda a família, o nosso abraço carinhoso e os nossos mais profundos sentimentos de pesar.

Em sua rede social, em outubro de 2017, ele fez uma postagem:

E Leonardo cumpriu com heroísmo até o fim a sua missão de ser policial. A ele, todo a nossa gratidão, reconhecimento e respeito! Descanse em paz, bravo guerreiro!

O corpo de Leonardo vai chegar a Lorena hoje à noite, no caminhão do Corpo de Bombeiros, com todas as honras que merece um herói. O velório acontecerá na Igreja Metodista, na Vila Militar ao lado do Clube Comercial (rua José Machado Coelho de Castro – Centro). O sepultamento está marcado para as 10h desta sexta-feira, dia 12, no Cemitério Memorial Lorena.

MAIS LIDAS