Autor: Academia Jovem de Letras

Espaço reservado às produções dos acadêmicos da Academia Jovem de Letras de Lorena.  Membros da AJLL: Beatriz Neves, Camila Loricchio, Danilo Passos, Gabriela Costa, Gustavo Alves, Gustavo Diaz, Heron Santiago, Isnaldi Souza, Jéssica Carvalho, João Palhuca, Julia Pinheiro, Lelienne Ferreira, Lucca Ferri, Samira Tito, Thiago Oliveira, Vânia Alves e Wagner Ribeiro.

As colunas do professor Adilson Gonçalves no saudoso jornal Guaypacaré viraram conteúdo de um livro, que será lançado na reunião da Academia de Letras de Lorena, neste sábado, 19 de agosto, às 16h, no UniFatea. O prefácio do livro foi escrito pela jornalista e editora-chefe do Portal de Noticias “O Lorenense”, Graziela Staut. O livro, apesar de ainda não ter sido lançando, já está à venda, no valor de R$30. Os interessados em adquirir um exemplar, basta entrar em contato direto com o escritor, pelo e-mail arjornal2@gmail.com.  Sobre o livro Guaypacaré. Há quem atribua ao nome o significado de “lugar…

Ler mais

Por Danilo Passos Sabia que o amor é controverso? Ele muda as nossas opiniões. Ela estava na biblioteca desfrutando de um livro que lhe causava interesse. Seus cabelos loiros ondulados se contemplavam com os olhos negros arregalados para a obra em suas mãos. Após algumas páginas viradas, a moça avistou um homem vindo ao seu encontro. De porte médio, magro, moreno, cabelos enrolados e olhos castanhos. Trazia consigo um notebook, jornais e um copo médio de café até o topo. O homem jogou tudo na mesa em que a mulher estava sem reparar que ali já estava ocupado. Segundos depois,…

Ler mais

Por Lelienne Ferreira Calazans Seja durante uma corrida no parque numa manhã de domingo, ou dentro daquela livraria no pequeno beco, apreciando um bom café e o cheiro de memórias antigas gravadas em papel. Na porta de trás do restaurante, depois de você ter excedido umas doses, ou na lanchonete de esquina que serve o melhor salgado que você já comeu. Na rua ao atravessar a faixa de pedestres, enfrentando aquele trânsito caótico ou do outro lado do ônibus. Espero que você me encontre. Na praia pegando conchinhas e ouvindo as ondas do mar, sentindo a areia quente contrastando com…

Ler mais

Por Jéssica Carvalho Tempo novo… Tudo novo… É bom perceber que o tempo trouxe novidades … Que o tempo sempre traz novidades … Que o tempo sempre trará novidades … Em todos os momentos … Esperas por um trabalho, por um novo trabalho; por uma casa, por uma nova casa; pela concretização de sonhos … São tantas as esperas … Esperas que até causam dores no recôndito da alma … Que roubam o sono, a paz … Que tentam enfraquecer os sonhos … Só tentam … O novo chega … Sempre chega. Por vezes, uma única decisão traz mudanças significativas…

Ler mais

Por Isnaldi Rodrigues de Souza Filho Eu tenho medo De não ser o que um dia serei De voltar para onde estarei e sem saber que lá é de onde partirei, permanecer Incrédulo de que mudanças possam acontecer E mesmo tendo medo de que elas aconteçam esperar por elas, para que, quando vê-las se aproximarem, Fugir como um covarde Que deseja ter permanecido no mesmo lugar que seria, no final das contas, O lugar para onde fui. Sobre o autor: Isnaldi Rodrigues de Souza Filho é engenheiro de materiais e atualmente é aluno de mestrado na Universidade de São Paulo.…

Ler mais

Por Vânia de Oliveira Alves O caminho para o trabalho consiste em ruas tranquilas, bem frequentadas. Praticamente não há perigo. Apesar de que hoje, ah, os tempos são outros… Depois do quarteirão de casarões coloniais, uma grande praça – um tanto deserta devido ao frio desses últimos dias – conduz ao escritório, bem no centro da cidade. Sentado, ali junto à fonte principal, está um grupo de… bem, pessoas que não devem ser daqui… Eles falam alto, têm esse sotaque um pouco diferente… e são negros, cerca de oito, nove – você não vê ao certo para que não pensem…

Ler mais

Por Jéssica Carvalho A vida tem passado com radiante velocidade. Anda difícil acompanhar a pressa dos dias. Há uma real sensação de incapacidade de realizar tudo o que é necessário no tempo proposto… Fato é que as palavras não acompanharam esta fugacidade… Elas ainda não nascem com a mesma precisão de outrora… Talvez as necessárias reflexões renderam-se à falta de tempo… Mas agora é o momento reservado para tentar esboçar o que ainda está no silencioso recôndito da alma… Coisas e causas desorganizadas, sentimentos fragilizados, orfandades, cansaço que quis ser subterfúgio para a bagunça… Sensações aparentemente comuns a uma vida…

Ler mais

Por Thiago J. S. Oliveira Atualmente, navegamos por mares em pouca calmaria. Já em pós Oscar e assim como em tal evento, muitas surpresas nos são tomados a experiência. Antes mesmo de quebrarem os paradigmas da premiação, muito se colocou à mesa sobre o temido tema da raça. Sou melhor por ser branco, não atinjo meus objetivos por ser negro, não sou bom por ser pobre e assim tantos outros adjetivos de consequências externam, fazendo a “mea” culpa do pouco esforço. É triste ver o depósito de muitos no abismo do irracional ao decretar problemas sociais em eventos de tamanha…

Ler mais