Autor: Aline Castro Machado

Aline de Castro Machado é advogada há 18 anos, mãe de Bruno Machado, jornalista, e além de profissional, uma mulher em busca constante de novos desafios. Sente necessidade de refletir para tentar se autoconhecer e ao menos tentar conhecer melhor esse ser tão complexo que é o ser humano. Apaixonada por um texto de Aina Cruz, intitulado “Teoria das pessoas complexas”, cujos trechos preferidos são: “É um tipo de gente que não sabe comer a vida pelas bordas e já enfia a colher, com tudo, no meio da sopa. Arriscam queimar a língua, porque sabem que se queimar passa... Mas para uma pessoa complexa, é a morte levar a vida a acomodar-se. Fazer as coisas porque vai ser mais confortável ou socialmente aprovado. Não se trata de rebeldia, nem de originalidade. É apenas que um coração complexo pulsa em arritmia, tem um compasso diferente... Essa gente complexa detesta assuntos burocráticos, relações burocráticas, protocolos, regras sociais... Assim, vivem cada dia como se fosse o único, como se fosse o último... Gente complexa tem alma de poeta mesmo quando nunca escreveu sequer um verso”.
Observando o comportamento humano e sempre me atentando a questão dos moldes e da dificuldade de muitos em rompe-los, sinto a necessidade de escrever e convidar a pensar. Recentemente li sobre alguns famosos que teriam postado em redes sociais, fotos suas e de suas companheiras. O que mais chocou foram os comentários maldosos de pessoas fúteis, vazias e maldosas a respeito das diferenças, nos casos em questão, de estética. Com isso, me pergunto se algum dia algumas pessoas conseguirão evoluir e se tornarem melhores, sabe? Mas para isso é preciso querer, e acima de tudo, se auto conhecer. É, a…
Eu quando mais nova sempre pensei que esse papo dos benefícios da maturidade fosse algo apenas consolador, do tipo que a pessoa se utiliza para se consolar com o fato de estar envelhecendo. Mas agora, já com os dois pés na idade adulta e um tanto quanto distante da adolescência e um pouco menos da juventude vou buscando observar que realmente existem alguns benefícios e vantagens. Essa fase adulta nos leva próximos da maturidade, principalmente se assim quisermos, afinal, acho mesmo que só amadurece quem quer. Vejo que amadurecer está relacionado a aceitar mais as coisas como elas são. Se…
Já pensou no quão capaz você é de se reinventar? O ser humano é realmente adaptável a todos os tipos de situações que lhe cercam no decorrer da vida. Pense na superação das pessoas que passam por problemas… sejam eles de saúde, conjugais, perda de emprego, perda de um ente querido, uma amizade desfeita, etc.. Em muitas vezes, é justamente nessas ocasiões que as pessoas se engrandecem e se reinventam, após se redescobrirem. Acho até que não devíamos esperar algo de ruim acontecer, para buscarmos um novo eu. Não deveria ser preciso a perda de um emprego para que se…
Hoje eu quero convidar a refletir sobre a humildade. Primeiramente vamos à definição da palavra. Segundo consta no site Wikipedia, “humildade” vem do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso, ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas. Características como cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade,…
Se você é uma dessas pessoas que se sentem incomodadas com o rumo que a vida tomou,saiba que não está sozinho.Estamos vivendo essa época em que a maioria das pessoas está totalmente imersa em um mundo irreal.E esse irreal está intimamente ligado ao virtual, ou seja, as pessoas estão metaforicamente falando, vivendo ligadas às máquinas, tal qual pacientes terminais e dependentes de alguns aparelhos artificiais. Parece exagero? Não, não é.Ao menos, o mundo que ando presenciando está assim. Praticamente mais ninguém consegue ser independente de máquinas, tais como celulares e computadores.E a maioria das pessoas não consegue passar um único…
Aquela máxima de que nascemos sós e morreremos sós é a mais pura realidade. Muitas vezes no decorrer da vida acabamos nos tornando dependentes, inicialmente de nossos pais, depois em determinado período, de nossos amigos, muitas vezes de familiares e até mesmo de colegas de trabalho. Sentir que se tem companhia para realizar as mais diversas tarefas do dia a dia, nos faz sentir segurança e acolhimento, porém a desvantagem é que muito facilmente cria-se uma dependência emocional. Quantas vezes já vi em diversas pessoas e até mesmo já senti, enorme dificuldade em realizar inúmeras atividades cotidianas sozinhas como por…
Daí você me pergunta o que é uma vida enlatada e digo que, ao meu ver, é essa vida em que todos vão e habitam uma mesma latinha. Um exemplo disso são as fórmulas e o tal politicamente correto. Em tempos de redes sociais e textos prontos, desses que vêm naqueles quadradinhos, um texto e uma imagem juntos que todos compartilham no Facebook, Instagram e Whatsapp, e daí algumas pessoas lêem e acham o máximo, sabe? Parece que se tenta viver de fórmulas, fórmula do que é correto, fórmula pra felicidade, fórmula de como se deve ser e viver, etc……
Não conhecemos a fundo ninguém. Aliás, não conhecemos a fundo nem a nós mesmos. A todo o tempo, no convívio com as pessoas, se descobre algum traço de personalidade antes oculto, algum comportamento novo e que nos surpreende, negativa ou positivamente. Diante disso, temos a oportunidade de filtrar, selecionar e optar por partir ou ficar. Muitas vezes, partimos dos amigos que não demonstram ter o mesmo perfil da gente. Muitas vezes, partimos de nossos companheiros por perceber que não são o que gostaríamos que fossem ou idealizamos. Muitas vezes, partimos de nossa profissão por estar sendo improdutiva. E muitas vezes…