“O que é mais desafiador, em termos de relacionamento humano, do que uma decisão conjunta de viver a dois?
Muitas vezes, posicionamentos do(a) parceiro(a) quanto ao que é certo e errado, bom e mal, bonito e feio, nos deixam de cabelo em pé! Isso me faz lembrar meu primeiro professor de Constelação Familiar, que dizia que as mulheres não acham que elas fazem parte de um sistema familiar melhor: elas têm absoluta certeza disso! Rs.
E não é assim mesmo, mulheres?
Mas sabem, brincadeiras à parte, está aí, nas diferenças, a beleza de um casal! Cada um vem de um sistema familiar diferente, com crenças e valores diferentes, que precisam ser encarados como igualmente bons e válidos.
O respeito e o afeto sustentam uma vida a dois e isso inclui também o respeito ao sistema familiar do outro, do jeito que ele é. Afinal, é de onde esse outro que amamos vem!
Quando criticamos, julgamos e/ou excluímos a família do nosso(a) parceiro(a), mesmo que seja de forma velada, estamos dizendo a ele: “pra mim, você não presta”. E isso pode trazer uma grande ferida na alma do casal.
Mesmo que o(a) parceiro(a) concorde com a sua crítica, no seu íntimo, ainda que inconsciente, é bom lembrar: ele veio de lá e sempre será leal aos seus.
Um bom caminho? Cada sistema familiar tem um destino. Uns mais leves, outros mais pesados e estão caminhando de acordo com aquilo que podem, acham certo e bom para eles. E tudo bem! A caminhada do outro está além do nosso julgamento, do nosso “achar” isso ou aquilo. Não percorremos a mesma estrada e nem calçamos os mesmos sapatos, certo?
Respeite e olhe com amor para o fruto deste mesmo sistema, que decide todos os dias unir o destino dele ao seu. Isso deve ser o suficiente. Isso faz a relação crescer!
Todo sistema familiar é certo, bom e igualmente válido. Escolha a paz”.